10 Previsões que “De Volta para o Futuro” acertou!
Em 22 de novembro de 1989 nos Estado Unidos e 14 de dezembro do mesmo ano no Brasil, estreava nos cinemas o segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro (Back to the Future), com roteiro de Bob Gale e direção de Robert Zemeckis, cujo enredo aborda as aventuras de Doc Brown e Marty McFly em suas viagens no tempo e… Acredito que contar a sinopse do filme não se faz necessário.
A produção, considerada uma obra de arte pelos Nerd’s, arrecadou mais de US$ 350 milhões de bilheteria no mundo todo e ainda ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros.
Além do enredo envolvente e dos impressionantes jogos e sacadas envolvendo a viagem no tempo, o filme hoje se faz ainda mais interessante por um fator que podemos chamar de “profecia” no que diz respeito às tecnologias previstas para nossa década atual.
Na história os protagonistas partem de 1985 para 30 anos no futuro, ou seja, 2015. E lá tiveram contato com as tecnologias daquele, até então, longínquo futuro.
O site Business Insider fez uma lista que elencou 10 tipos de produtos tecnológicos que apareceram no filme e que hoje existem mesmo.
Confira abaixo algumas dessas previsões em que o filme acertou:
01 – Em uma das cenas, na casa em que Marty McFly e Jeniffer, já adultos, estão à mesa com seus filhos adolescentes, estes estão usando um tipo de óculos super tecnológico, bem parecidos com o Google Glass.
02 – O Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores fabricados e comercializados pela Apple a partir de 1984. Foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica. Na época o Macintosh foi considerado um computador revolucionário devido a sua alta tecnologia, porém, como era de se esperar, hoje não passa de uma antiguidade… E isto está presente numa das cenas do filme.
03 – A tecnologia dos computadores ou aparelhos com comando de voz também foi prevista.
04 – Os Drones, no Brasil conhecidos como VANTs, ou Veículo Aéreo Não Tripulado, são aviões que não necessitam de piloto embarcado e podem ser controlados a distância. Foi inventado, para fins militares, para não arriscar a vida de soldados em missões muito perigosas. Hoje muitos repórteres têm utilizado aparelhos que funcionam a partir de controle remoto para fazer transmissões de notícias em tempo real. Estes aparelhos ficaram muito populares no Movimento Occupy Wall Street nos Estados Unidos e aparentemente ficarão ainda mais em 2015.
05 – Doc Brown também teve a oportunidade de utilizar uma câmera digital super avançada em 2015.
06 – Mais de um canal sendo exibido ao mesmo tempo numa mesma TV? Eles já sabiam disso! É claro que hoje podemos ver apenas 2 por vez mas, quem sabe, até 2015 possamos ver uma TV que transmita 6 canais na mesma tela como na imagem abaixo!
07 – De Volta para o Futuro também sabia sobre as reuniões por Videoconferência… Segundo oBusiness Insider, nessa representação, o filme só se esqueceu daqueles irritantes sons que o Skype faz ao iniciar ou encerrar uma chamada.
08 – Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, inventou um acessório que pode transformar o celular de um comerciante numa prática máquina de cartão de crédito. Tudo isso através de um aplicativo chamado Square. Pelo que parece, a máquina móvel de cartão de já foi aderida por Marty McFly!
09 – Em plena época dos jogos de 8 Bits, já se previa a existência de Video-Games com sensor de movimentos , estilo X-Box Kinect.
10 – As super produções cinematográficas em 3D também apareceram em De volta para o Futuro 2.
É uma pena que a tecnologia ainda não tenha conseguido nos trazer Carros Voadores, mas talvez não estejamos tão longe disso. Já existe um projeto conceitual para um tipo de veículo aéreo de uso pessoal. O TF-X é um projeto da Empresa Terrafugia que tem expectativa de que os carros voadores autônomos estejam disponíveis no mercado no início da próxima década.
E me sinto no direito de comentar que sempre tive vontade de sair por aí num daqueles Skates flutuantes.
É sempre interessante assistir a certas produções futuristas e imaginar no que acertaram ou não. O filmeBlade Runner, de Ridley Scott, cuja história se passa em 2019, é conhecido por trazer diversas “profecias” que já se realizaram nos últimos anos.
Contudo, sabemos que nem todas as previsões, principalmente as apresentadas na ficção, são assim tão benéficas (Como você pode ver em -> Tempos sombrios: considerações sobre o pessimismo nas ficçòes futuristas). O que vemos em Back to the Future é divertido, moderno e interessante, porém, até algumas comédias acreditam que o amanhã pode não ser tão bom. Como é o caso do filme Idiocracy de 2006, que sugere que daqui a 500 anos, toda a população mundial será extremamente estúpida.
Enfim, é interessante relacionar os acontecimentos futuristas da ficção com a realidade. Por exemplo, com os recentes escândalos de espionagem dos Estados Unidos, a obra 1984 de George Orwell nunca fez tanto sentido. Muitas vezes nós até torcemos para que algumas previsões realmente se realizem tanto no que diz respeito às tecnologias quanto à descoberta para a solução de determinados problemas. Mas de qualquer forma, sinceramente, espero que algumas dessas profecias permaneçam no mundo da ficção.